“Waka waka”: o que Shakira quer dizer?

Pela minha natural animação pelos dialetos do continente africano, fui atrás par descobrir o significado da expressão “waka waka”, cantada pela popstar colombiana Shakira na música da Copa do Mundo.

Infelizmente, poucos sul-africanos sabiam sequer a origem da letra. Tive de pesquisar um pouco mais e encontrei informações muito interessantes. Por exemplo, a música “waka waka” não foi criação de Shakira. Na verdade, ela apenas estendeu a letra e adaptou o contexto da cançao original ao torneio.

Na verdade, a música se chama “Tsamina” ou “Zangaéwa” e virou hit internacional do grupo camaronês Gold Songs, ainda em 1986. A letra original é cantada no dialeto fang. Por ter como base musical um ritmo de batida mais fortes, logo ganhou espaço nas antigas boates latino-americanas, inclusive com versões em castelhano.

A mensagem da canção original precisa ser entendida através da apresentação do grupo Gold Songs. Os cantores se dividem em dois grupos. Metade se veste com roupa militar, utilizando barrigs e nádegas postiças, para caracterizar um visual cômico; e a outra metade utiliza roupas africanas tradiicionais, pintando as sobramcelhas e o nariz com tinta brancas, simbolizando o palhaço.

Ou seja, o cenário se passa numa invasão militar a determinada aldei, retratando o domínio da força policial diante da fraqueza dos povos africanos. NA história recente, o continente foi consumido por incontáveis guerras, ditaduras e genocídios.

Em si, a letra da “Tsamina” traduz um diálogo e é bastante fácil:

Tsa mina mina eh eh (Venha)
Waka waka eh eh (Obedeça-me)
Tsa mina mina zangalewa (De onde você vem?)
Ana wam ah ah (Passe-me isto)
Zambo eh eh (Espera aí)
Zambo eh eh (Espera aí)
Tsa mina mina zangalewa (De onde você vem?)
Wana wa ah ah (Isto é meu)

Se você quiser curtir o vídeo original do grupo Golden Songs, é só clicar neste link. Aprecie.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

12 Comments »

 
 

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>